Você sabe o que são as NR’s Obrigatórias para a indústria? Muitas vezes o ambiente industrial pode oferecer muitos riscos para os seus colaboradores, pensando nisso elaboramos um artigo para te explicar sobre elas e também como fazer os checklists na Indústria.
Confira!
O que são NR’s obrigatórias?
Elas compõem a rotina dos empregadores, mas muitas empresas não conhecem a sua importância. Criadas em 1977, as normas foram elaboradas e são modificadas por uma composição composta de representantes do governo, empregadores e empregados.
Atualmente, estão em vigor 37 NR’s, que abrange várias atividades específicas. As indústrias, por sua vez, abrangem boa parte dessas normas sendo as obrigatórias:
Norma Regulamentadora: NR-5
Relacionada com a criação da comissão Interna de Prevenção de Acidentes, sendo formada por representantes dos empregados e dos empregadores, e tem como finalidade prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
Norma Regulamentadora: NR-6
Refere-se à obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual durante o horário de trabalho.
Norma Regulamentadora: NR-10
Estabelece condições para garantir a segurança daqueles que trabalham com instalações elétricas.
Norma Regulamentadora: NR-12
Estabelece as condições mínimas dos empregados que lidam com máquinas e equipamentos de todos os tipos.
Norma Regulamentadora: NR-16
Garante benefícios extras, como adição de periculosidade e insalubridade, para os empregadores que lidam com atividades radioativas, substâncias inflamáveis e radiação.
Norma Regulamentadora: NR-26
Define o uso de cores dos locais de forma a garantir a segurança dos locais de trabalho a fim de identificar os equipamentos de segurança, tubulações que podem causar algum risco e rotulagem de produtos químicos perigosos.
Norma Regulamentadora: NR-28
Trata a fiscalização e as penalidades a serem aplicadas às empresas que não se adequarem às normas.
Norma Regulamentadora: NR- 33
Estabelece os requisitos mínimos para identificar os espaços confinados, a fim de reconhecer, avaliar, monitorar e controlar os riscos presentes.
As boas práticas das Normas Regulamentadoras, garantem a redução e a eliminação de riscos de trabalho.
Para isso é necessário seguir alguns passos obrigatórios, como se fosse um checklist para a segurança do trabalho. Seguindo todas as etapas, você estará preservando a segurança física dos seus colaboradores. No próximo tópico, conheça sobre o checklist e como ela é elaborada.
Checklist para a Indústria
O uso de checklist para indústria possibilita aos colaboradores um ambiente de trabalho mais seguro para o desenvolvimento de suas funções e manter a empresa adequada às normas regulamentadoras.
Um checklist é uma lista de verificação detalhada que garante de forma eficiente a integridade física dos funcionários, e avalia os equipamentos, ferramentas e ambientes de trabalho, de acordo com as especificações estabelecidas nas NR’s obrigatórias.
Quais são as vantagens de utilizar checklist na indústria?
Aplicar o checklist na indústria oferece uma série de benefícios para a segurança do trabalho na empresa. Veja abaixo as principais vantagens:
O checklist na indústria impulsiona a eficiência no trabalho
Ao aplicar o checklist no trabalho, ele promove mais agilidade e possibilita que se tenha uma visão de todas as etapas do processo e permite que todas as tarefas sejam delegadas de forma mais adequada.
Garante que o que é necessário para realizar o trabalho esteja dentro das conformidades
Utilizar o sistema de checklist na indústria, é uma forma de se certificar que tudo o que for necessário para o trabalho está de acordo com as normas regulamentadoras
Aumenta a segurança do trabalho
O checklist garante a integridade física dos trabalhadores e da estrutura da empresa, diante de operações de risco.
No texto abaixo, você irá conhecer 4 fatores essenciais que não podem faltar no checklist de uma indústria, de acordo com a legislação:
1) Verifique as documentações obrigatórias
Para as Normas Regulamentadoras, são necessários a elaboração de várias documentações obrigatórias, com a finalidade de preservar a saúde e a integridade dos colaboradores. Entre as documentações estão:
PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
Neste documento é feito o planejamento das ações que a empresa pretende tomar e otimizar o ambiente de trabalho, com metas bem definidas.
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
Ele estabelece as necessidades de realização dos exames da empresa. Entre eles: admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, mudança de função e demissionais.
CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho)
Este documento serve para comunicar ao INSS, que ocorreu um acidente de trabalho sofrido por um colaborador ou até mesmo uma suspeita de uma doença ocupacional.
LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho)
Através deste documento, é registrado se o trabalhador atuou exposto a agentes nocivos que podem prejudicar a sua saúde, resultando na necessidade de aposentadoria.
PET (Permissão de Entrada e Trabalho)
Este documento possui todas as medidas de seguranças adotadas para realizar um trabalho em um espaço confinado e autorizar os não colaboradores a entrar no ambiente
2) Observe o andamento dos Programas implementados
Após verificar os documentos, observe o andamento dos programas implementados na empresa, bem como as documentações exigidas para reduzir os acidentes de trabalho.
3) Confira regularmente a sua Gestão de EPIs
O oferecimento de EPI ‘s é de responsabilidade do empregador, e deve ser oferecido de forma gratuita ao trabalhador. No entanto, todo processo de entrega e devolução dos equipamentos, deve passar por um controle de estoque.
Assim, fica mais fácil saber se todos os funcionários receberam os EPI ‘s e também fazer um planejamento da compra dos equipamentos.
4) Ofereça eventos, SIPAT e Treinamentos
Além de oferecer todos os equipamentos essenciais para a segurança do trabalho, é fundamental que o colaborador se mantenha atualizado da importância de se trabalhar em um ambiente seguro.
Então para isso, é importante que a empresa realize DDS (diálogo diário de segurança), SIPAT (semana interna de prevenção a acidentes de trabalho) e treinamentos em equipe.
Conclusão
Enfim, os colaboradores de uma indústria devem colaborar para um trabalho mais seguro, desde que todos sigam as suas responsabilidades. É possível diminuir os índices de acidentes na indústria e assim oferecer um ambiente mais favorável para o trabalho.
E aí gostou do conteúdo? Então compartilhe o checklist para garantir a segurança na indústria com a sua equipe.
Referências: